21/08/2012
O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino médio
O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática).
A mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos (em ciências da natureza).
A proposta deve ser fechada ainda neste ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação, conforme a Folha informou ontem. Se aprovada, vai se tornar diretriz para todo o país. ( Fonte: A Folha de São Paulo)
E você o que acha disso?
20/08/2012
Técnicos das universidades federais decidem encerrar greve
Após 68 dias de paralisação, os servidores técnico-administrativos das universidades federais de todo o País devem encerrar o movimento. Reunião do comando de greve da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), que reuniu representantes de todas as instituições federais, decidiu aceitar a proposta apresentada pela União.
Nesta segunda e terça-feira, a sinalização será repassada, através de assembleias, aos servidores de cada Estado. Na quarta-feira, será dada a resposta da categoria, indicando se aceitam ou não a proposta de 15% de reajuste salarial. A decisão, no entanto, não interfere na paralisação dos professores. Eles continuam parados por tempo indeterminado.
15/08/2012
III Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura
Estão abertas as inscrições para o III encontro acadêmico Gêneros na linguística e literatura. Para saber sobre as palestras, valores e como se inscrever basta clicar aqui.
Realização
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE
Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG
Apoio
CAPES/PROCAD-NE 2008
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE
NIG (Núcleo de Investigações sobre Gêneros Textuais)
Comissão Organizadora
Angela Dionisio
Beth Marcuschi
José Helder Pinheiro
Maria Augusta Reinaldo
Maria Auxiliadora Bezerra
ABERTAS INCRIÇÕES PARA I SEMINÁRIO PET-CONEXÕES DE SABERES
O I Seminário Pet-Conexões de Saberes - Ensino, Pesquisa e Extensão: Interfaces com a sociedade se constitui enquanto iniciativa que articula as Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão da UFRPE e em parceria com a UFPE, propõe promover experiências no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e ações culturais, tendo como base os seguintes eixos temáticos:
Linguagem, educação e cidadania;
Ciências, tecnologias e inclusão social;
Arte, cultura e identidade;
Educação, políticas públicas e avaliação;
Diversidade cultural e políticas afirmativas.
Dessa forma, convidamos a comunidade acadêmica e a sociedade para comparecerem a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2012, para apresentar suas propostas no intuito de promover um amplo debate acompanhado de uma troca de saberes/fazeres, que permitam viabilizar a construção de uma perspectiva crítica a cerca da educação pública enquanto direito social e constitucional.
09/08/2012
Governo federal reitera que negociação com os professores acabou
O Ministério da Educação reafirmou no início da tarde desta quinta-feira, 9, por meio de circular enviada aos reitores das universidades e institutos federais, que as negociações com os docentes está encerrada. E que não há qualquer possibilidade de reabertura.
Até o final de agosto, o Ministério do Planejamento vai enviar ao Congresso Nacional, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a proposta de carreira dos professores das universidades e institutos federais, já apresentada às entidades representativas dos docentes. Essa proposta, que prevê reajustes de 25 a 40%, assegura ganhos reais expressivos superiores aos portadores de maior titulação e com dedicação exclusiva, o que representa um impacto de R$ 4,2 bilhões.
Leia mais
07/08/2012
Encontro une Brasil e França para debater Filosofia da Educação
Da Assessoria da Aliança Francesa
Em atividade conjunta entre as Universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Universitée de Lyon 2-Louis Lumière, na França, a qual mantém ativo o programa de intercâmbio e de convênios acadêmicos, será realizado neste mês de agosto, o I Encontro Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: O Lugar da Filosofia na Reflexão Pedagógica. O evento terá em sua programação diversas conferências, ministradas por educadores brasileiros e franceses, com objetivo de reunir pesquisadores de ambos os países e refletir sobre o lugar da filosofia, da educação e da história das ideias educacionais numa dupla perspectiva.
Dentre os nomes que ministrarão palestras ou irão compor mesas redondas sobre o tema geral do encontro, destacam-se Flávio Brayner, André Ferreira, Oussama Naouar, Junot Matos, Rita Voos, Gildemarks Costa e Silva, além dos convidados franceses Alain Kerlan, André Robert e Jean Houssaye, todos com grande reconhecimento pela produção acadêmica internacional.
O evento tem apoio da direção do Centro de Educação, da Coordenação da Pós-Graduação em Educação, da Reitoria da UFPE, da Cooperação Internacional, das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão da UFPE, do Consulado da França no Recife e da Aliança Francesa do Recife.
Com entrada gratuita, o encontro será aberto para o público e atribuirá certificado de participação aos inscritos, emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPE. Uma ótima oportunidade para conhecer ou se aprofundar no estudo da filosofia da educação e da história das ideias educacionais, com uma perspectiva franco-brasileira. O ponto de encontro será o Centro de Educação da UFPE, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, tendo início sempre às 9h, alongando-se até o fim da tarde.
Confira a programação completa clicando aqui
06/08/2012
Entrevista com Anco Márcio Tenório sobre Jorge Amado
O professor da pós-graduação em literatura da UFPE, Anco Márcio, fala da avaliação da crítica da obra de Jorge Amado. Confira clicando aqui
GREVE EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DEVE TER FIM PARCIAL
A greve das universidades federais, iniciada há mais de dois meses, sofreu um racha ontem. A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais (Proifes), entidade que representa 6 das 57 instituições que paralisaram suas atividades, aceitou a proposta do governo e assina hoje um acordo para por fim ao movimento.
"O fim da greve vai depender de cada sindicato, depois que assembleias locais forem realizadas", afirmou o presidente da entidade, Eduardo Rolim. Por enquanto, apenas a Universidade Federal de São Carlos, em assembleia, decidiu acatar a proposta do governo, o que pode representar um sinal de que a paralisação poderá acabar na instituição.
Para justificar a decisão, a Proifes apresentou uma pesquisa feita pela internet, com cerca de 5 mil professores. O acordo foi anunciado depois de uma reunião de mais de duas horas entre representantes dos ministérios do Planejamento e da Educação com integrantes de associações que participam do movimento grevista e arrancou protestos das demais entidades.
"Esse acordo não tem representatividade. A greve vai continuar. Vamos ver quem tem mais força neste processo", afirmou a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes e Instituições de Ensino Superior, Marinalva Oliveira.
O secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, deu essa etapa de negociação com encerrada. Ele firmou que o governo deverá enviar para o Congresso, sem alterações, a proposta com novo plano de carreira para professores universitários apresentada semana passada para o movimento grevista.
Fonte: G1
Assinar:
Postagens (Atom)